quinta, 25 de maio de 2023 - 11:32h
MIDR reconhece situação de emergência no estado do Amapá
Portaria do Diário Oficial da União que oficializa a medida foi publicada nesta terça-feira (23)
Por: Assessoria de comunicação
Foto: Comunicação SEAB
Vice-Governador do Amapá, Teles Jr., Secretário de Representação do Estado do Amapá, Asiel Araújo, Secretário Adjunto, Denilson Magalhães, Ministro Waldez Góes, Equipe da Defesa Civil e Deputada Professora Gorete reunidos para assinatura do reconhecimento formal.

Na presença do vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, e do secretário da representação do governo em Brasília, Asiel Araújo, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta segunda-feira (22) a situação de emergência do estado do Amapá devido ao surto de doenças respiratórias provocadas pelos vírus sincicial respiratório (VSR), além das influenzas A e B e o covid-19.

A portaria do Diário Oficial da União que oficializa a medida foi publicada nesta terça-feira (23).
Para que o MIDR, o Ministério da Saúde e outros órgãos federais possam atuar na resolução do problema o pedido da situação de emergência foi feito ao ministro no sábado (20) pelo governador Clécio Luiz.
Durante reunião com o ministro Waldez Góes, o vice-governador do Amapá, agradeceu o pronto apoio do Governo Federal. “Muito obrigado aos representantes do Governo Federal que estão no Amapá auxiliando o governo do estado e a sensibilidade do presidente Lula e do governo em atuar, de forma coordenada, com os estados brasileiros. É fundamental que possamos ter esse apoio para o enfrentamento a essa situação”, afirmou.
SITUAÇÃO

Desde o dia 13 de maio, quando foi decretado a situação de emergência na saúde pública, já foram registrados 6 óbitos de crianças vítimas de síndromes gripais.

Levantamento realizado pelo Setor de Epidemiologia do Hospital da Criança e Adolescente (HCA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI), contabilizou 163 crianças internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Dessas, 36 estão em estado grave, ocupando leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nesta terça-feira o Estado recebeu 32.695 metros cúbicos de oxigênio, o que equivale a 12 mil toneladas do insumo que vão abastecer os 30 novos leitos pediátricos que serão abertos no Hospital Universitário (HU-Unifap) a pedido do Governo do Estado, para atender pacientes com síndromes respiratórias