sexta, 30 de julho de 2021 - 14:43h
Governador amplia para mil o número de bolsistas do Amapá Jovem Universitário
Anúncio foi feito durante a aula inaugural da primeira turma de beneficiários do projeto voltado para acadêmicos da Ueap, nesta quarta-feira, 28.
Por:
Foto: Foto: Márcio Pinheiro
A primeira turma do projeto é composta por 100 bolsistas.

O Amapá Jovem Universitário beneficiará, até o fim deste ano, mil acadêmicos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) - inicialmente, eram previstas 700 vagas. A ampliação foi anunciada pelo governador, Waldez Góes, nesta quarta-feira, 28, durante a aula inaugural do projeto criado para manter o estudante cursando o ensino superior.

O acadêmico que ingressar no Amapá Jovem Universitário tem direito a bolsa no valor de R$150 para custear as despesas estudantis. Em contrapartida, deverá realizar, mensalmente, uma atividade nos polos do programa, para aplicar na prática o que aprende no curso. O bolsista também precisa manter a frequência e boas notas.

A primeira turma do projeto é composta por 100 bolsistas, entre eles Zenilton dos Santos, acadêmico do curso de Química da Ueap.

“Esses 150 reais ajudam bastante. Vou usar para as minhas despesas com passagem de ônibus, compra de materiais entre outros gastos estudantis”, afirmou o estudante.

O projeto é coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude.

“Estamos ampliando o Amapá Jovem. Este é um programa para a juventude, coordenado pela juventude, e que, com o Amapá Jovem Universitário, chega ao público acadêmico”, afirmou o governador do Amapá, Waldez Góes.

Góes também autorizou que, após a chamada dos bolsistas, seja realizado um processo interno para monitores do Amapá Jovem Universitário, possibilitando assim que eles também tenham a oportunidade de crescimento dentro do programa.

O secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, explica que o projeto surgiu a partir de um censo realizado pela Sejuv para identificar o perfil dos bolsistas.

“Realizamos essa pesquisa e identificamos que muitos jovens desistem do curso de graduação por dificuldades financeiras, então destinamos essas vagas para ajudar na formação dos bolsistas, estimulando ao acesso ao ensino superior e reduzindo a evasão acadêmica”, disse o gestor.

Para a reitora da Ueap, Kátia Paulino, a parceria contribuirá para a permanência dos jovens na instituição.

“O governador tem priorizado as políticas públicas que beneficiam a Ueap com garantia de recursos e investimentos, entre eles o Amapá Jovem Universitário que vem para unir forças com a instituição”, comemorou a reitora.

A primeira turma é composta por 100 bolsistas, de diversos cursos da Ueap que serão incluídos para receber a bolsa a partir de agosto. Ainda neste semestre, um novo processo de inscrição será realizado para que os calouros da universidade se inscrevam no programa.

Fonte: Portal Amapá