quinta, 10 de junho de 2021 - 12:27h
Governador acompanha triagem do Programa Mais Visão no Vale do Jari
Carreta com sala cirúrgica e preparada para realizar 200 procedimentos por dia atenderá Vitória e Laranjal do Jari.
Por: SEAB
Foto: Foto: Gabriel Dias/Secom
Até o momento, já foram agendadas 3.360 cirurgias nas duas cidades.

O Governo do Amapá montou um ambiente específico para o Programa Mais Visão no Vale do Jari: as cirurgias serão realizadas em uma carreta com toda estrutura necessária para oferecer até 200 procedimentos por dia. Neste sábado, 5, o programa realiza triagens oftalmológicas em Laranjal do Jari, enquanto na sexta-feira, 4, a equipe avaliou moradores de Vitória do Jari. Até o momento, já são 3.360 procedimentos marcados nos dois municípios. 

O governador Waldez Góes está na região neste sábado, onde acompanha as triagens do Mais Visão, além de outras ações de saúde e assistência do Governo do Amapá para o Vale do Jari, que foi atingido por cheias de rios no fim de maio. Uma das medidas é a distribuição de mais de cinco mil cestas de alimentos para os moradores afetados pelo sinistro. Góes também esteve nas áreas mais atingidas pelas enchentes. 

"Estamos aqui para oferecer assistência à população, seja com ações de saúde, sociais e de segurança alimentar. Tudo isso é fruto da união para proteger as pessoas que mais precisam. O Programa Mais Visão já realizou 20 mil cirurgias no estado em dez meses e, agora, está em Laranjal e Vitória do Jari para atender a todos que precisam", reforçou Góes. 

No procedimento de triagem, médicos oftalmologistas avaliam cada paciente para identificar o procedimento mais indicado, como cirurgia de catarata, de pterígeo (carne crescida) ou tratamento de retina. O paciente já sai com dia e hora marcada para a cirurgia que acontecerá na carreta.

Morador do bairro Malvinas, um dos mais atingidos pela cheia em Laranjal do Jari, o técnico em eletrônica Francisco Trindade, de 57 anos, é uma das pessoas que participa da triagem.

"Não tenho mais a vista que tinha juventude, o que prejudica meu trabalho e me deixa fragilizado. Hoje eu encontrei a oportunidade de voltar a ter visão saudável, me sinto privilegiado por isso", disse o trabalhador. 

O Mais Visão é fruto de uma parceria com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate (Capuchinhos), os recursos para a nova fase são oriundos do Tesouro Estadual e emenda do senador Davi Alcolumbre. O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), que envolve médicos, enfermeiros, assistente social e um grupo operacional.

A iniciativa tem o propósito de chegar em regiões onde os pacientes têm dificuldades de acesso, além de garantir e levar a ampliação do serviço. O programa já percorreu vários municípios do estado, como Santana, Laranjal do Jari, Amapá, Porto Grande, Ferreira Gomes e Mazagão.

Mais Visão

Em agosto de 2020, o governador do Amapá, Waldez Góes, assinou o Termo de Fomento com o Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, que viabilizou a realização dos procedimentos, com recursos de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 6,4 milhões.

Na primeira etapa a prioridade foram pacientes da rede estadual de saúde que aguardavam o procedimento através do Programa de Tratamento Fora de Domicilio, o PTFD. Só passaram pela triagem pacientes que possuíam nome na lista e estavam devidamente cadastrados na Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Em uma segunda etapa, em novembro, o Governo do Amapá já havia investido R$ 2 milhões para dar continuidade no programa.

Em média, são realizados entre 70 e 100 cirurgias por dia. Todo o espaço é adequado para que os procedimentos sejam realizados com total segurança para os pacientes e profissionais.

Procedimentos e cirurgias oftalmológicas de emergência continuam a ser realizados na rede estadual.

Fonte: Portal Amapá

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SEAB - Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá em Brasilia
Setor Comercial Sul- SCS Qd 06, Bloco A - Edifício Ermes 8º Andar- Asa Sul, Brasília - DF, CEP: 70306-901 - (61) 32246-759 -
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá